Porque é que os Enfermeiros usam fardas brancas?
As fardas brancas, usadas pelos Enfermeiros, são um símbolo da profissão, reconhecido em hospitais e clinicas em todo o mundo.
Mas já alguma vez pensaste sobre o porquê da escolha desta cor? Neste artigo, vou falar-te um pouco sobre a origem e significado do uso da farda branca.
História
O uso da farda branca pelos enfermeiros, começou no século XIX, altura em que Florence Nightingale, considerada fundadora da Enfermagem moderna, adotou o uso das fardas brancas nas suas equipas de Enfermagem - pois esta cor simboliza a pureza e limpeza, valores essenciais e defendidos pela mesma na prática de Enfermagem.
Antes disto, os profissionais de saúde, usavam roupas comuns, que não eram facilmente identificáveis.
Com esta uniformização, surgiu um senso de profissionalismo e identidade visual da profissão de Enfermagem, facilitando também a identificação dos enfermeiros por parte dos doentes e familiares.
Qual o significado da cor branca?
A cor branca está associada à higiene, pureza e paz. Elementos essenciais, na prática de cuidados de saúde, pois quando um doente recorre aos mesmos, procura segurança e conforto num ambiente que é muitas vezes intimidante e carregado de simbolismo negativo.
Ao usarmos fardas brancas, enquanto Enfermeiros, transmitimos uma imagem de cuidado e confiança, contribuindo para o bem-estar emocional dos doentes.
No entanto, não usamos sempre farda branca
Apesar de, a cor branca ser ainda a predominante no fardamento dos Enfermeiros, a mesma não é universal e existem exceções à mesma.
Em alguns serviços e especialidades, são adotadas novas cores de fardamento, o mesmo acontece nas diferentes funções/cargos dentro da equipa de saúde.
Isto permite aos doentes e restantes profissionais, identificar mais facilmente as funções de cada um dentro da mesma equipa de saúde.
A farda branca utilizada por Enfermeiros, é uma tradição que já se tornou na imagem de marca desta profissão. Simboliza limpeza, cuidado e profissionalismo e tem como principal objetivo transmitir segurança e paz ao doente de quem cuidamos.
O mais importante, e que devemos ter sempre em conta é que por detrás de uma farda branca, está um ser humano dedicado a cuidar do outro.
Conhecias a origem da farda branca? Conta-me tudo nos comentários.
Um beijinho,
Filipa da Oh, my needle!